Nilton Mendonça

351 - 375 do total de 3791 pensamentos de Nilton Mendonça

Senhor que não sois apenas Deus, sois o responsável por tudo que somos...

Inserida por dalainilton

Seja Humano

Os dias estão estranhos! As pessoas estão estranhas. E o tempo passando tão depressa, quando vemos lá se foi ele embora, lá se foram alguns amigos embora, lá se foi alguns filhos embora, Paes, Mães, genros, sogros e sogras primos e primas, animais de estimação e a lacuna que só ele o tempo maquia pras olheiras e rugas das lagrimas não nos transforme em algo que não somos.
Queremos primar à vida, falar de amor e alegrias – Nossos corações não aceita coisas rudes, ruins ou tristes. Queremos tal qual o senhor um cântico novo, uma alegria plena. Mas temos que nos ater ao contrario. Dizem que não se vive só de alegrias nem tão pouco de tristezas, é um misto, uma mixigenação dura, mas o tempo não para, a vida só cessa entre aspas aos que partiram e temos que continuar.
Tendo em vista tudo isso, somos que obrigados a entender e conviver com tatas queixas e dores de todos estes citados acima, e veja como é paradoxal a existência; só o tempo de vivencia é quem conforta.
Por isso esqueçam o mais que puderem as picuinhas, raivas, desavenças, intrigas e tudo que cause desassossego ao coração afinal somos apenas espíritos tendo uma experiência humana. A vida é muito mais que o simples dormir, acordar, comer e trabalhar. Ela é comunhão entre irmãos. E que a paz esteja sempre em nossas mentes; ou quem sabe em nossos corações.

Inserida por dalainilton

Pra não dizer que não falei...

Vejo pessoas, um vai e vem frenético e constante.
Passam jovens e velhos, negros e brancos.
Cultos e estúpidos. Vivem num frequência atônita e fugaz a procuram insistentemente da tal felicidade – Aquele sentimento que não está nem no passado, nem no futuro.
Somos mesmos tolos errantes e inocentes. Sabemos de nada! Apenas supomos e colocamos em pratica algo fútil que pode ser desagradável em um pouco espaço de tempo.
Mas oque dizer pra vida? É! Esta mesma vida que muitos assolam diariamente, errante e desenfreada? A que ponto iremos chegar com toda essa desfrutável nada mole vida em que pra uns é seria de mais e pra outros apenas um ponto de vista.
Quero acreditar que para alguns que vivem desregrados e loucos mundo a fora, que logo acordarão do pesadelo momentâneo e que tudo de errado e de mal sucumbirá, renascendo rumo ao apogeu, onde viver tem significado mais nobre.
Não quero imaginar pessoas dando ênfase a tanta coisa que no final das contas o resultado é zero, é nada. Gosto de vivenciar alegrias gratificantes, não quero compartilhar intolerâncias e impunidades onde tantos choram e clamam por dignidade. Os rogos são gritantes onde tem gente que clama a justiça sem ser ouvido como se gritasse em meio ao deserto.
O vai e vem de pessoas tem que acalmar e feito monge mergulhar na paz que traz calma e sossego. Não nascemos para ser zumbis somos seres humanos, será que sabemos o significado disso? Se poucos teem duvidas é melhor reaprender a viver. Que a paz esteja sempre em nossas mentes, ou quem sabe em nossos corações.

Inserida por dalainilton

Pense...

Aviso aos navegantes que o barco da vida está furado, mas não é por isso que devemos abandona-lo.
Há tantas coisas sofridas e um bocado de gente envolvida com fome, com droga, com doença, com raiva, com pouca fé, com maldade... com...com...com.
Então, são tantas coisas. E estamos sendo testados e provocados. Pelas pessoas, pelo tempo, por deus.
Fustigado!
É; açoitado mesmo sem trégua ou espaço pra saber se é certo ou errado, isso ou aquilo. Normas são ditadas por gente que manda e desmanda sem pudor, sem escrúpulos. A nossa vivencia mundana foi doada e com ela uma missão divina aonde viemos com dadivas e preceitos, precisamos apenas enxerga-los e ai tudo fica evidente.
Não dá pra ficar com o dedão apontando erros ou arrumando pretextos, é preciso saltar o muro da ignorância. Tem gente que não enxerga isso ou finge, prefere viver de ilusão. Aliás é melhor de ilusão do que viver na desilusão, como um montão de estúpidos por ai. Tomara que a paz esteja sempre em nossas mentes, ou quem sabe em nossos corações.
Nilton Mendonça

Inserida por dalainilton

Qual o seu valor?

Pobre de mim sentado, parado, preso aos meus dilemas e incapacidades.
Pobre de tudo que domino e deixo passar sem se quer persuadir o algo a mais sem tirar proveito pro meu aprendizado.
Pobre do ser que se engana iludindo e vivendo iludido.
Não quero pensar que a vida é algo sem valor, até mesmo o mais irrelevante tem um grau de capacidade de atuação.
Pobre de todos que se acham eternos e vivem como se nunca fossem morrer, mas: estão mortos em vida.
E oque dizer aos senhores mestres da ignorância etérea fadados ao seu reles viver por viver. Será que não aprenderam o significado da vida? Ou acham que vida é um passar despercebido vivenciando o nada e ostentando dadivas divinas futuras.
Aviso aos navegantes do barco da vida que viver é compartilhamento, é engajamento, é aptidão pelo prazer de está com o outro aprendendo e ensinando sem a excludência pessoal mas aceitando o outro com defeitos e acertos. Muitos vivem num patamar imaginário de poder só por causa de um mero cargo coloquial. Tudo passa.
Vejo fotos de muita gente em quadros na parede de muitas salas que já morreram onde congelado risos e amores não significam mais nada. Pobres mortais, os quais partiram sem se quer deixar algum feito grandioso ou conotativo. Simplesmente passaram, e estão hoje nas paredes do esquecimento mundano. Nada mais podem dizer ou fazer. Pobre de todos que se acham mais importante que oque é realmente importante. E que a paz esteja sempre em nossas mentes ou quem sabe em nossos corações.

Inserida por dalainilton

O dia em que aprenderes as sutis diferenças da vida ai, então serás um erudito.

Inserida por dalainilton

Não são poucas as vezes em que eu preciso me calar para que eu possa ser entendido...

Inserida por dalainilton

Raridade

Vi um pescador contando estórias em meio a tanta gente e fui verificar o que saia de belo e empolgante daquele homem vivido e experiente. Percebi que eram apenas velhos relatos cotidianos, não havia nada de extra nem engenhoso, eram apenas palavras de uma mente que já provara de tudo.
Os jovens nem piscavam, parecia tão inédito, era de ficar abismado com tanta veracidade com a qual aquele senhor afirmava tudo. Tudo nas entre linhas. Não sobrava um mínimo detalhe, a riqueza de suas minucias era pra deixar mesmo toda aquela gente de boca aberta. O que escapava por esquecimento, logo alguém dizia Sr. Explica melhor o fato, e lá se vai ele retomar a estória gradativamente sem esquecer uma virgula.
Difícil de ver hoje gente assim. Ainda se encontra mundão a fora estes velhos rituais. ...E chega ser um ritual pois na cidade grande jamais se encontra alguém nos dias de hoje de atitude tão solicita e engajadora. Perdemos velhos hábitos enriquecedores onde sobra texto pra citarmos a alguém em nossas velhices. Afinal nem todos conseguirão alcança-la. Sinto muito ver jovens que desperdiçam sua infância, adolescência e um começo de maturidade já com a mente envelhecida. Parece que já nascem acelerados e com inteligência à toda prova. Não sou pescador, mas vou contar um conto: Em conversa com companheiros em bate papo informal, ouvi um deles dizer ``As crianças de hoje já nascem sabidas´´. E, é bem por ai são tantos hormônios que já veem ao mundo com uma dose extra na célula e, com efeito, já nascemos turbinados por tanto elementos químicos o qual nos submetemos tudo na corrente sanguínea.
Em viagem pelo nordeste presenciei também um lual, nunca tinha visto ao vivo. Até assisti em seriados ou novela, mas ao vivo nunca. Todo aquele povo em volta de uma fogueira cantando, dançando, bebendo e se divertindo como se o mundo não existisse. E refleti solitário... Como é bom encontrar coisas assim. Como é bom ver que ainda tem alguém ou um monte de gente que leva a vida assim, puramente, sem estresse, sem ter que precisar usar nenhuma droga da moda.
Como é bom sair por ai viajar e ver que o mundo não é só trabalho e correria pra ter muitas vezes algo que muitos nem tem tempo pra gastar. E que a paz esteja sempre em nossas mentes ou; quem sabe em nossos corações.

Inserida por dalainilton

“Lute por coisas que só te farão feliz, não queira nada mais do que isso, pois o resto é fugaz”

Inserida por dalainilton

Vai pagar pra ver?

Políticos, empresários, padres, pastores, banqueiros devotos do capitalismo selvagem inerente de fanatismos pessoais e toda essa gente que adora dominar menosprezar uma raça que só quer nada mais, nada menos que trabalho, moradia, lazer saúde e estudo pra si e pros seus. Devo sinto-me na obrigação de dizer chega de capitalizar tanto ouro, prata e dinheiro, é chegado o momento de deixar a dignidade falar mais alto que e o poder da partilha múltipla e justa pra acabar com toda essa miséria coletiva e crimes.
E a todos que não ouvirem este discurso, enfatizo ainda mais na palavra que tudo na vida cansa. E sendo assim é tão certo como dois e dois que vai chegar o dia da revolta. E com ela por causa de seus egocentrismos e individualismos o fim com certeza está próximo. Não há como ficar apanhando sempre e o retorno é sim possível. A devolução na mesma moeda ainda que de forma diferente. E que assim seja.

Inserida por dalainilton

A palavra é implacável; e a ciência é o tempo.

Ambos andam de mãos dadas, lado a lado.
O tempo sem volta e implacavelmente aplica a multa do dia que vem com toda força sugando a todos. Rugas, raiva, frustação, decepção, vida e morte, tudo acontecendo sem que possamos dizer ``Pausa por favor´´ da um tempo tem gente boa que não pode partir. Mas o rôlo da vida vem atropelando, não importa se ladeira acima ou ladeira a baixo, tudo vai sendo esmagado.
A vida é assim não tem stand-by, não há pausa, nem aguarde, apenas existe o contador de giros frenético e irreversível. A vida segue e te empurra ou puxa como touro de feroz, dizendo corre, se manda, dá no pé, sai da frente, não vou parar.
A vida não só impõe aplica a regra, sem dó, sem piedade, a lagrima que cai é enxugada no percurso, desde a partida o caminho é traçado e nós somos colocados nele apenas com escolhas de melhora-lo ou torna-lo pior. Podemos optar por uma causa e quando a escolha é mal feita paga-se o preço, mas ainda podendo alterar a trajetória mas voltar jamais, sempre adiante.
Por isso examine sua caminhada, muito cuidado com a roleta russa da vida ela pode ser capaz de te esmagar pra sempre. E que a paz esteja sempre em sua mente, ou quem sabe em seu coração.

Inserida por dalainilton

Não dê muitos créditos as tempestades da vida, pois ela é mesmo assim adora paralisar os seres pra encurrala-los para que morram entrincheirados, mediocrizados e sem feito algum onde a humanidade sequer lembrará de seu nome.

Ossos do oficio
Pra mim oque falta no ser humano prioritariamente são duas coisas: comprometimento e dignidade.
Vestido dessas armaduras o cara pode facilmente encomendar seu oratório em qualquer igreja, sinagoga ou mesquita. Minha afirmação é tão somente enfatizar seu procedimento; não que eu queira a canonização pessoal dele, mas é que esses dois atributos a meu ver são essenciais quando o assunto é ajuda mutua e contextualizando o todo, onde o lema deve ser sempre integridade pessoal.
Mas, ai vem o tal do egoísmo acompanhado do individualismo perante aos que convivemos como, por exemplo no dia a dia em nossa casa ou em uma empresa. Entra sempre aqueles que já são treinados para: invés de ajudar, fazem o contrario atrapalhando, tumultuando, confabulam de todas as formas para se darem bem em cima da carniça do outro. E fazem do problema pessoal um bicho de sete cabeças afirmando ainda ser o seu sempre o pior que o do seu parceiro onde reiteram veementemente que estão sempre na pior situação que a do adversário.
Não admito que pessoas que fazem parte de um grupo usem como práticas diárias atitudes traiçoeiras mudando o rumo certo, atropelado tudo inventando picuinhas para não ajudar fazendo complô e até torcendo pro outro nunca se dar bem, onde a causa é comunitária. A vida é feita de parcerias e amizades sólidas, não há lugar como já frisei para o individualismo quando o assunto é cooperativismo um doar-se constante e ao máximo, fazendo tudo ser ossos do oficio. A meta é apenas fazer a coisa certa, somos todos iguais, com os mesmos direitos e deveres onde oque interessa é simplesmente que o dia termine bem. Picuinhas e revanches que sejam deixadas de lado a vida já é dura de mais com alguns que por formação já são fracos onde requerem ajuda constante. Só temos que ser dignos e comprometidos uns com os outros e a causa no meio. E que a paz esteja sempre em nossas mentes, ou quem sabe no coração.

Inserida por dalainilton

Ai, ai...
Estamos vivenciando um tempo de conformismos.
Nos conformamos depois de algum tempo com leis que favorecem uma determinada classe que oprime outros.
Com o tempo nos conformamos com a morte injusta de gente que só queria viver. Nada mais!
E nos conformamos com toda a nojeira dos nossos comandantes. Sejam Políticos , Padres, Pastores ou qualquer ser que por causa pessoal resolve fabricar leis ou favorecer-se de poderes pessoais.
E; o pior é que cada revolta só nos leva ou a morte prematura, ou encarceram-nos por causa de uma causa meramente humana. Onde é que está toda essa gente justa.
Ai de mim, ai de nós, ai de você Jesus se resolveres mesmo voltar a este mundão corrompido.

Inserida por dalainilton

Envelhecer é tornar-se criança pela segunda vez, desta feita em tamanho grande.

Inserida por dalainilton

A vida humana esta ligada, entrelaçada e você que tudo olha, mais nada enxerga de fato!

Inserida por dalainilton

A técnica do pensar tem como base o norteamento pra se colocar na pratica.

Inserida por dalainilton

Intolerante
Todo mundo adora elogios. Não ha se quer uma alma neste mundo que tolere um desacerto pessoal. Todos são unanimes em parafrasear o poeta quando o assunto é ``Elogio´´. Mas basta um olhar corretivo pro ser ir embora em completo descontentamento e nunca mais voltar. Haja visto a hipocrisia, comodidade e o interesse.

Inserida por dalainilton

Responda...

Você esta na escola da vida para desenvolver conhecimento ou sabedoria?

Não que a religião não nos eduque; mas nos casta, ofusca e tira o foco pra perceber que o outro lado também é aprendizado.

Inserida por dalainilton

Sobre o nada – Se não por muitas vezes encontra-se o tudo. Conheço muitos seres como que por encanto estatiza-se fitando o olhar em algo fixo, ao nada, e quando perguntamos o porque ou oque foi? Ele responde ``Nada´´. Mas como enxergar algo onde nada há? E, oque é o nada? – Muitos explicam. O nada pode ser tudo.

Inserida por dalainilton

Muitos gritam ou clamam o nome do senhor seja de agradecimento, de suplicas ou até mesmo um simples pedido, mas esquecem de um de seus maiores mandamentos - Amar e respeitar o próximo como a si mesmo.

Mamãe me ensinou e disse pra que eu fosse sempre bom e um ser amigável; só esqueceu de dizer que os outros não teriam o mesmo ensinamento e educação.

Inserida por dalainilton

Psiu!
Silêncio!
Quando uma alma parte o choro fica preso, o corpo se arrepia, o nó que não sentimos fica na garganta,
Não temos animo a não ser pra chorar.
Mas e agora? mas e daí? oque a pessoa fez ou deixou de fazer já não importa, já nem me zango mais pelos seus defeitos, desmandos e arengas. Já não importa a porta da vida dela se fechou e ficamos pra fora, só nos resta o lamentar e desejar fica com Deus.

Inserida por dalainilton

Inimaginável

Andei fitando meus pensamentos e conclui. Passamos determinado tempo de nossa existência articulando o inimaginável onde tudo que planejamos reduz-se ao contrario de tudo que pensamos.
É uma forma estranha de viver onde paradoxalmente nada é do jeito que queríamos que fosse, porque a coisa é do jeito que é. E não adianta arrumar pretextos pra moldarmos a estrutura, pois já está pronta a muito tempo.
Antevi que tudo já foi concluído e nossos entendimentos já se foram faz tempo. E tudo ficou ultrapassados. Acostumamo-nos a ver só oque queremos ou imaginamos, sem observar a evolução como um todo. Por isso nos enganamos e sofremos, sem atentar as nossas expectativas, as quais desperdiçamos energia errada seja a qual assunto for.
O ideal; creio eu que seja deixar que tudo evolua cosmicamente sem interferências para que não nos decepcionemos, ficando ai presos ao nosso fantasmagórico egocentrismo e individualismo puro. Paz pra sorrir.

Inserida por dalainilton