Marco Aurélio

101 - 125 do total de 186 pensamentos de Marco Aurélio

⁠Se é forasteiro no mundo quem não reconhece o que nele existe, não menos forasteiro quem não reconhece o que nele sucede. É um desterrado quem foge à razão social; cego, quem baixa a pálpebras sobre os olhos da inteligência; mendigo, quem precisa de outrem e não tem em si mesmo o que é útil à vida. Um apostema do mundo, quem se retira e aparta da razão da natureza comum por não se conformar com os acontecimentos; porque a natureza que os traz é a mesma que te trouxe.
É membro amputado da cidade quem corta sua própria alma daquela dos racionais, que é uma só.

Inserida por fernando_cesar_4

⁠Limpe sua mente e se recomponha e, quando despertar e perceber que tudo não passou de um sonho ruim que lhe perturbou, acorde e veja tudo o que existe lá fora que é como esse sonho.

⁠você tem poder sobre a sua mente, mesmo quando não tem sobre os fatos externos. Compreenda essa lição, e você encontrará toda força de que precisa.

⁠Outro me fez mal? Deixe que ele cuide disso. Ele tem suas próprias tendências e seus próprios compromissos. O que eu tenho agora é o que a natureza comum desejou e o que eu me esforço para realizar é o que a minha natureza quer.

⁠Hoje, eu escapei do peso das circunstâncias, ou melhor dizendo, eu o joguei fora, porque o peso não vinha do exterior, mas era fruto das minhas próprias suposições.

⁠"Drama, combate, terror, insensibilidade e subserviência — todos os dias essas coisas exterminam os seus princípios, sempre que sua mente se entretem sem crítica ou os deixa entrar."

Inserida por fernando_cesar_4

⁠Porque a inteligência derruba e afasta tudo o que é obstáculo para sua atividade encaminhada ao objetivo proposto, e converte-se em ação o que retinha essa ação, e em caminho o que era obstáculo nesse caminho.

Inserida por fernando_cesar_4

⁠Não se trata mais, em absoluto, da discussão em torno do que deve ser o homem bom, mas sim de ser o homem bom.

Marco Aurélio
Meditações. São Paulo: Edipro, 2019.

⁠Se algo está sob teu controle, por que tu o fazes? Mas se o controle está na mão de outro, a quem acusas? Os átomos ou os deuses? Ambas as alternativas são insensatas.

⁠Torna manifestos em ti a simplicidade, o sentimento de honra e a indiferença em relação àquilo que se encontra a meio caminho entre a virtude e o vício.

⁠Quando, porém, o fogo é forte, depressa incorpora a si mesmo o que é sobre ele depositado, o que o consome e se eleva a partir disso.

Marco Aurélio
Meditações. São Paulo: Edipro Edições Profissionais, 2019.

⁠Produz sua matéria com base naquilo que lhe faz oposição, assim como o fogo quando se apodera do que nele é lançado.

Marco Aurélio
Meditações. São Paulo: Edipro Edições Profisssionais, 2019.
Inserida por fernando_cesar_4

⁠A alma é tingida com a cor de seus pensamentos.

⁠Aquele que não transmite luz, cria sua própria escuridão.

⁠O objetivo da vida não é estar do lado da maioria, mas escapar de se encontrar na fileira dos loucos.

⁠Se alguém pode refutar-me e provar de modo conclusivo que penso ou procedo incorretamente, de bom grado mudarei minha forma de agir. Pois persigo a verdade, que nunca prejudicou ninguém; o contrário, se prejudica o que persiste em seu próprio engano ou ignorância.

Marco Aurélio
Meditações. São Paulo: Edipro, 2019.

Comece a manhã dizendo a si mesmo: Hoje vou encontrar: um ingrato, um ignorante, um raivoso.

Marco Aurélio
Meditações. São Paulo: Edipro, 2019.

⁠Não olhes a tua volta, impressionado, para as maneiras de ser negativas e funestas, mas, em lugar disso, caminha rapidamente e com retidão pela linha rumo à meta, sem se dispersar.

Marco Aurélio
Meditações. São Paulo: Edipro, 2019.

⁠Se você está angustiado por qualquer coisa externa, a dor não se deve à coisa em si, mas à sua estimativa dela; e isso você tem o poder de revogar a qualquer momento.

⁠Seja como o promontório, contra o qual as ondas quebram e voltam a quebrar na tempestade; ele se mantém firme até que as águas tumultuosas se rendem à sua volta e vão descansar.

Marco Aurélio
Meditações.

⁠Previna a si mesmo ao amanhecer: vou encontrar um intrometido, um mal-agradecido, um insolente, um astucioso, um invejoso, um avaro.

Marco Aurélio
Meditações.

⁠Não é a morte que um homem deve temer, mas nunca ter começado a viver.

⁠Apenas que você faça a coisa certa. O resto não importa.

Marco Aurélio
Meditações. São Paulo: Edipro, 2019.

⁠Quanto mais o homem se aproxima de uma mente calma, mais próximo ele está da força.

Marco Aurélio
HOLIDAY, Ryan. The Daily Stoic: 366 Meditations for Clarity, Effectiveness, and Serenity (2016).
...Mais

Muito pouco é necessário para uma vida feliz; está tudo dentro de você, em seu modo de pensar.