Jesus Ben Sirac

26 - 49 do total de 49 pensamentos de Jesus Ben Sirac

O inimigo tem lábios doces, mas no coração planeja como jogar você no buraco. O inimigo tem lágrimas nos olhos, mas na primeira ocasião lhe beberá até o sangue. 17 Se acontecer a você uma desgraça, ele será o primeiro a chegar e, com a desculpa de ajudar, pegará você pelo pé.
(Eclesiástico, 12,16-17)

Inserida por pensandogrande

A difícil relação do pobre com o rico:
"Pode, por acaso, a panela de barro se juntar com a panela de ferro? Haverá um choque, e a primeira se quebrará. O rico comete injustiça, e ainda faz ameaça; o pobre é injustiçado, e ainda precisa pedir desculpas. Enquanto você for útil, o rico o explorará, mas quando você precisar, ele o abandonará. Se você possuir bens, ele viverá com você, e o explorará sem remorso. Enquanto ele precisar, enganará você, sorrirá e lhe dará esperanças. Dirá coisas bonitas e perguntará: «Do que você precisa?» Fará você ficar envergonhado nos banquetes dele, até despojá-lo por duas ou três vezes. Por fim, vendo você, passará adiante e sacudirá contra você a cabeça".
(Eclesiástico 13, 2-7)

Inserida por pensandogrande

Todo cuidado é pouco no trato com o poder:
"Quando um poderoso o convidar, recuse com alguma desculpa, e ele o convidará com maior insistência. Não se entusiasme muito para depois não ser rejeitado, nem se mantenha muito distante, para não ser esquecido. Não se dirija a ele de igual para igual, nem acredite em suas muitas palavras: com seu palavreado, ele põe você à prova e, mesmo sorrindo, ele o está examinando. Ele não guardará os segredos que você lhe confiar, e não o poupará de maus tratos e correntes. Tenha cuidado e preste atenção, porque você está caminhando na beira do precipício".
(Eclesiástico 13, 9-14)

Inserida por pensandogrande

Adulação e aprovação para o rico, desprezo e condenação para o pobre:
"Os leões caçam os asnos selvagens, e os ricos caçam os pobres. Para o orgulhoso a humildade é humilhação, e para o rico o pobre é detestável. Quando o rico tropeça, seus amigos o sustentam; quando o pobre cai, seus amigos o rejeitam. Quando o rico comete um erro, muitos o defendem; e se ele diz tolices, os outros o aprovam. Quando o pobre erra, todos o condenam; e quando fala com bom senso, ninguém o escuta. Quando o rico fala, todos se calam e elevam até às nuvens o seu talento; quando o pobre fala, as pessoas perguntam: «Quem é esse fulano?» E quando tropeça, o ajudam a cair".
(Eclesiástico 13, 19-23)

Inserida por pensandogrande

A consciência do homem modifica as feições do seu rosto, tanto para o bem quanto para o mal. Rosto alegre é sinal de bom coração, mas inventar provérbios é trabalho fatigante.

(Eclesiástico 13, 25-26)

Inserida por pensandogrande

Quem é mau para si mesmo, com quem será bom? Não aproveita nem mesmo os seus próprios bens. Ninguém é pior do que aquele que maltrata a si mesmo.

(Eclesiástico 14,5-6)

Inserida por pensandogrande

Mau é o homem de olhar invejoso, que vira o rosto e despreza a vida dos outros.


(Eclesiástico 14, 8)

Inserida por pensandogrande

O avarento não se satisfaz com uma parte apenas, pois a avidez insana resseca-lhe a alma. O avarento é cioso do seu pão e mesquinho em sua própria mesa.

(Eclesiástico 14, 9-10)

Inserida por pensandogrande

Lembre-se: a morte não tarda, e você não sabe a que horas ela vai chegar.

(Eclesiástico 14, 12)

Inserida por pensandogrande

Não se prive de um dia feliz, nem deixe escapar um desejo legítimo. Por acaso você não vai deixar para outros o fruto de suas fadigas, e não vai ficar para os herdeiros o fruto de seus sacrifícios? Dê e receba, e divirta-se, porque no mundo dos mortos não existe alegria.

(Eclesiástico 14, 14-16)

Inserida por pensandogrande

Todo corpo envelhece como roupa, porque a morte é uma lei eterna.

(Eclesiástico 14, 17)

Inserida por pensandogrande

As folhas verdes em árvore frondosa caem ou brotam. O mesmo acontece com as gerações humanas: uns morrem, outros nascem.

(Eclesiástico 14, 18)

Inserida por pensandogrande

Desde o princípio, Deus criou o homem e o entregou ao poder de suas próprias decisões.


Eclesiástico 15,14

Inserida por pensandogrande

A vida e a morte estão diante dos homens, e a cada um será dado o que cada um escolher.

Eclesiástico 15,17

Inserida por pensandogrande

Deus não mandou ninguém se tornar injusto e a ninguém deu permissão para pecar.


Eclesiástico 15, 20

Inserida por pensandogrande

Da terra o Senhor criou o homem, e para ela o faz voltar novamente. Concedeu aos homens dias contados e tempo medido, e deu-lhes poder sobre todas as coisas que existem na terra. Revestiu-os com a sua própria força e os criou à sua imagem. Infundiu em todos os seres vivos o temor para com os homens, para que estes dominassem as feras e pássaros. Deu-lhes discernimento, língua, olhos, ouvidos e mente para pensar. Encheu-os de ciência e inteligência, e também mostrou-lhes o bem e o mal. Infundiu o seu temor na consciência deles, para mostrar-lhes a grandeza de suas obras. Eles louvarão o seu nome santo, cantando a grandeza de suas obras. (17, 1-8)
(Eclesiástico)

Inserida por pensandogrande

No tempo da abundância, lembre-se da carestia; nos dias de riqueza, lembre-se da pobreza e da miséria. Entre o amanhecer e a tarde, o tempo muda, e tudo é passageiro diante do Senhor.

Livro do Eclesiástico 18,25-26

Inserida por pensandogrande

Examine a si mesmo antes do julgamento e, no momento da sentença, você encontrará perdão.


Livro do Eclesiástico 18,20

Inserida por pensandogrande

O orvalho abranda o calor, e a palavra é melhor que o presente. De fato, não vale mais a palavra que o presente? O homem generoso oferece as duas coisas. O insensato reprova sem usar tato, e o presente dado de má vontade faz chorar.

Livro do Eclesiástico 18, 16-18

Inserida por pensandogrande

O insensato reprova sem usar tato, e o presente dado de má vontade faz chorar.

Inserida por pensandogrande

A misericórdia do homem é para o seu próximo, porém a misericórdia do Senhor é para todos os seres vivos.


Livro do Eclesiástico 18,12

Inserida por pensandogrande

Não é possível investigar as maravilhas do Senhor. Quando alguém chega ao fim, está apenas começando; e quando pára, então fica perplexo.

Livro do Eclesiástico 18, 5

Inserida por pensandogrande

Não se entregue a uma vida de prazeres, para não se empobrecer com os gastos. Não se empobreça banqueteando com dinheiro emprestado, quando você não tem nada no bolso. (Eclesiástico, 18:32.33)

Inserida por pensandogrande

Quem confia muito depressa, demonstra não ter juízo. (Eclesiástico, 19,4)

Inserida por pensandogrande