Huberto Rohden

26 - 50 do total de 78 pensamentos de Huberto Rohden

Visão- Essa é, a função do mestre- mostrar?

Rohden- Sim. O mestre é um guia. O educador pode mostrar ao educando o caminho por onde o educando se pode auto-educar. Há muita confusão hoje em dia sobre a educação. Entre centenas de livros sobre a educação, mal encontrei um que possa aprovar integralmente. Alguns têm coisas boas, mas não frisam a coisa essencial que é a auto-educação.

Inserida por DavidFrancisco

Visão- Falou-se recentemente que o sistema educacional brasileiro estava em crise. O senhor concorda que esteja?

Rohden- Crise supõe uma presença; não existe nenhuma crise; o que existe é uma deplorável ausência da verdadeira educação.

Inserida por DavidFrancisco

Visão- De onde surgiu essa ausência de educação?

Rohden- Ela resulta do fato histórico de que a nossa evolução humana no mundo inteiro não está na altura. Não estamos na era da incerteza,da qual falou o economista John Kenneth Galbraith; estamos,sim,em estado permanente de incerteza, porque a humanidade está marcando passo na inteligência e não atingiu ainda o nível da razão,da consciência. Falta nos uma disciplina ética avançada. Albert Einstein, que era um grande Luminar, disse; "O descobrimento das leis da natureza- a ciência- torna o homem erudito; mas não torna o homem bom. O homem bom é aquele que realiza os valores que estão dentro de sua consciência. Do mundo dos fatos, que é a ciência, não conduz nenhum caminho para o mundo dos valores, que é a consciência. Fatos não produzem valores, porque os valores vêm de outra região". Teilhard de Chardin disse: "O homem veio da biosfera. Está na noosfera(noos quer dizer inteligência,em grego) e age em função da noosfera " . Viemos da biosfera , isto é, da esfera da vida. Nós nos intelectualizamos há milhares de anos; viemos da biosfera para a noosfera. Passamos da esfera da vida para a esfera da inteligência - e cá estamos. Acima da noosfera está a logosfera , a esfera da consciência; mas ainda não estamos lá.

Inserida por DavidFrancisco

Visão- Não há alguns indivíduos que estão acima do grosso da humanidade?

Rohden- É claro. Há indivíduos isolados, esporádicos, que estão na esfera da educação da consciência. Mas a maioria não está lá. É uma questão de evolução da humanidade. A culpa não é do Brasil, nem de ninguém. É da falta de evolução superior da humanidade. Na esfera em que estamos não podemos ter educação; só podemos fazer instrução. Todos os crimes e terrorismos vêm daí. A ciência não pode abolir o terrorismo: só a consciência pode fazê-lo. Já se foi o tempo em que se dizia ingenuamente: "Abrir uma escola é fechar uma cadeia". A experiência prova que os grandes malfeitores da humanidade não foram analfabetos, mas sim homens que não educaram a consciência.

Inserida por DavidFrancisco

Visão- E as igrejas não favorecem a educação? Não é, essa, a parte da sua razão de ser?

Rohden- A teologia da Igreja ensina que melhor que viver corretamente é morrer corretamente. Se um homem vive cinqüenta anos matando, roubando, defraudando e, nos últimos cinco minutos se confessa e se converte, vai para a vida eterna. Isso é um convite antipedagógico, um convite tácito para uma vida má, contanto que haja boa morte. As teologias são tacitamente contrárias à educação da consciência. É uma denúncia que eu faço em base real. Simples moralidade não é educação.

Visão- Mas as igrejas não pregam a ética do Evangelho?

Rohden- Não. Substituíram o Evangelho pela teologia. O Evangelho exige uma vida honesta do princípio ao fim. Mas as igrejas pregam que basta converter-se na última hora. E tentam coonestar o seu erro com uma falsa interpretação das palavras de Jesus ao ladrão na cruz.

Inserida por DavidFrancisco

Visão- Além da teologia, há, na sua opinião, outras filosofias contrárias à educação nos chamados meios educacionais?

Rohden- Os "meios educacionais" estão cheios dessas filosofias. Veja o behaviorismo de B. F. Skinner. Ele diz: "a liberdade é um mito. O livre-arbítrio não existe". É uma filosofia que diz que somos autômatos, que somos condicionados pelo o meio ambiente. Ora, se não há livre-arbítrio, então não há base para a educação. O homem tem a alternativa de ser bom ou mau; isto é, a possibilidade de auto-educação. Mas,se o homem é obrigado pelas circunstâncias a ser mau, ou a ser bom, então acabou-se toda a base para a educação. Não negamos que as circunstâncias possam dificultar o exercício do livre-arbítrio; negamos que o homem normal possa ser obrigado pelas circunstâncias a ser bom ou mau.

Inserida por DavidFrancisco

Visão- O vazio moral, a angusita existencial que muitos parecem sentir hoje em dia e que é constantemente representada na arte moderna- pintura, teatro, literatura, cinema, televisão, etc- de onde vêm?

Rohden- Vêm da falta de auto conhecimento e da falta da verdadeira educação. Esses fatores sociais- rádio, teatro, televisão, etc- não podem educar porque, como já foi dito, a educação é um processo eminentemente individual. O que os citados fatores sociais poderiam e deveriam fazer é remover ou diminuir os obstáculos à verdadeira educação. Infelizmente, porém, quase todos os programas de cinema, rádio e televisão, são flagrantemente antieducativos. E isso acaba num vácuo ou numa frustração existencial, como repetimos sem cessar em nossos cursos da Alvorada e em nossos livros.

Inserida por DavidFrancisco

Visão- Haverá no mundo moderno movimento de auto-educação?

Rohden- Felizmente há, em todos os países, pequenos grupos que levam a sério a auto-educação. Conheço de convivência o movimento Neugeist (Novo Espírito), nos países germânicos; bem como a self-realization (Auto-Realização), nos países anglo-saxônicos, que , na Inglaterra, tambem é conhecida como The new outlook (A Nova Perspectiva). Esses movimentos são representados aqui no Brasil pelo Centro de Auto-Realização Alvorada.
São iniciativas particulares de pequenas elites que tomam à sério a sua auto-realização, baseada no autoconhecimento da natureza humana e manifestada na vivência ética da vida diária individual e social. Felizmente, o maior dos educadores disse, há quase dois mil anos: "O Reino dos Céus está dentro de vós, mas é ainda um tesouro oculto , que deveis descobrir ". Com isso, o Nazareno afirma a presença de um elemento bom no homem e a necessidade que ele tem de revelar na vida diária esse tesouro oculto.
Isto é pura auto-educação.

Inserida por DavidFrancisco

“A maior tragédia que pode acontecer a um mestre espiritual é ter, após a morte, discípulos, aqui na terra, incapazes de compreender o espírito dele; esses discípulos, possivelmente ensinarão precisamente o contrário do que o mestre disse, e isto como sendo a pura doutrina do grande iniciado...”

Inserida por GALB

O homem sem experiência própria só encontra segurança pessoal na multidão e na tradição; o que muitos pensam e dizem, e já pensaram e disseram através de séculos e milênios, isto parece ter, para os “reboquistas”, foros de verdade, e só isto lhes dá uma espécie de segurança (embora ilusória) no meio da insegurança do mundo espiritual. Por isso, o homem comum se agarra freneticamente às muletas dos muitos, no tempo e no espaço, e detesta como elementos demolidores os pioneiros de ínvias florestas e mares nunca dantes navegados.

Inserida por EmOutrasPalavras

Os sábios e os santos, quando vivos, são geralmente perseguidos; depois de mortos, são, não raro, admirados e canonizados. É que eles, em vida, haviam avançado séculos e milênios de evolução – e isto destruía a cômoda segurança dos muitos, que escoravam a sua pseudo-segurança em elementos de massa e tradição.

Inserida por PensandoComOCoracao

Deus é a Causa Única e Infinita do universo, que se manifesta em vários efeitos finitos, como sejam: matéria, energia, luz, vida, inteligência, razão, consciência, amor, verdade, bondade, felicidade, etc.

Inserida por PensandoComOCoracao

O mundo é eterno e infinito em sua causa ou essência, porém temporário e finito em seus efeitos ou existência.

Inserida por PensandoComOCoracao

O Universo como efeito finito é uma manifestação de Deus, mas o Universo como causa infinita é Deus

Inserida por PensandoComOCoracao

Deus não é bom nem mau, no sentido ético em que costumamos tomar estas palavras; Deus está para além do bem e do mal, no sentido metafísico, isto é, universal.

Inserida por PensandoComOCoracao

O homem é a alma, isto é, o próprio espírito de Deus em forma individual, a qual se manifesta por meio dos sentidos do corpo e dos pensamentos da inteligência.

Inserida por PensandoComOCoracao

Creação é a manifestação parcial do Infinito em forma finita; evolução é a continuação dessa manifestação, de um finito menor para um finito maior.

Inserida por PensandoComOCoracao

...ninguém se torna explicitamente o que não é implicitamente

Inserida por PensandoComOCoracao

... a existência atual é menor que a essência potencial

Inserida por PensandoComOCoracao

Anatomicamente, o homem não mudará, provavelmente; mas funcionalmente os seus nervos cerebrais evolverão ainda, a fim de lhe possibilitar a captação de vibrações cósmicas que ele ainda não percebe hoje em dia.

Inserida por PensandoComOCoracao

Ser rico não é pecado – ser pobre não é virtude.
Virtude ou pecado é saber ou não saber ser rico ou pobre

Inserida por PensandoComOCoracao

Entre possuidor e possuído há, verbalmente, apenas a diferença de uma letra, o “r” – mas esse “r” fez uma diferença enorme, porque e o “r” da redenção. O possuído é escravo – o possuidor não possuído é remido da escravidão. Quem não sabe possuir sem ser possuído, fez bem em se despossuir de tudo. Mas quem sabe possuir sem ser possuído pode possuir.

Quem fez dos bens materiais um fim, em vez de um meio, pratica idolatria, porque “ninguém pode servir a dois senhores, a Deus e ao dinheiro”. Quem serve é servo, escravo, inferior. Quem serve ao dinheiro proclama o dinheiro seu senhor e soberano, e a si mesmo servo e súdito. Mas quem obriga o dinheiro a servir-lhe é senhor do mesmo, porque usa o dinheiro como meio para algum fim superior.

Inserida por PensandoComOCoracao

Bem-aventurados os pobres pelo espírito, os que, pela força do espírito, se emanciparam da escravidão da matéria. Deles é o reino dos céus, agora, aqui, e para sempre e por toda a parte, porque, sendo que o reino dos céus está dentro do homem, esse homem leva consigo o reino da sua felicidade aonde quer que vá...

Inserida por PensandoComOCoracao

Tao Te Ching
Sendo que os chineses não escrevem com letras como nós, mas usam
ideogramas para exprimir idéias, não há uniformidade nas palavras, quando
reproduzidas pelos nossos símbolos alfabéticos. Lao-Tsé, Tao Te Ching,
admitem diversas grafias, como Lau-Tsi, Dau, Che, King, etc.

Tao - significa o Absoluto, o Infinito, a Essência, a Suprema Realidade, a
Divindade, a Inteligência Cósmica, a Vida Universal, a Consciência Invisível, o
Insondável, etc. Nunca representa um indivíduo, uma pessoa, como Deus nas
teologias ocidentais.

Te - pode ser traduzido por caminho, diretriz, revelação.

Ching - corresponde a livro, escrito, documento.

Tao Te Ching - pode ser traduzido por “Livro que leva à Divindade” ou
“O livro que revela Deus”.

Inserida por pensandogrande