Biografia de Adolfo Caminha

Adolfo Caminha

Adolfo Caminha nasceu em Aracatí, no Ceará, no dia 29 de maio de 1867. Ainda criança mudou-se com a família para o Rio de Janeiro. Em 1883 entrou na Escola da Marinha, chegando ao posto de segundo-tenente. Cinco anos mais tarde saiu da Marinha em consequência de um escândalo amoroso.

Caminha passa então a se dedicar à literatura e ao funcionalismo público. Inicia sua carreira como poeta, com “Voos Incertos”. Porém, projeta-se na literatura com os romances “A Normalista” (1893) e “O Bom Crioulo” (1895). Com preciosas descrições do meio cearense. Influenciado por Eça de Queirós, adere aos princípios da nova escola literária, o naturalismo, onde a crítica social transforma-se num pessimismo fatalista.

Com a Moreninha, Adolfo Caminha mostra a decadência da sociedade de Fortaleza do final do século XIX, através da história de Maria do Carmo, moça polida e educada, que foi seduzida pelo padrinho. Em O Bom Crioulo retrata o problema do homossexualismo entre os marinheiros Amaro e Aleixo. Adolfo Caminha vive apenas até os 30 anos, falecendo no Rio de Janeiro, no dia 1 de janeiro de 1897.

Acervo: 0 frases e pensamentos de Adolfo Caminha.

Frases e Pensamentos de Adolfo Caminha