Biografia de Tácito

Tácito

Tácito foi um historiador romano, que viveu entre 55 d.C. - 120 d.C., nasceu e morreu no sul da França.

Um dos seus pensamentos mais conhecidos., "Todas as coisas que hoje consideramos antiquíssimas foram novas um dia." Essa advertência de Tácito ilustra bem nossas dificuldades com o passado. Graças a Tácito, muitas vidas ilustres se tornaram conhecidas.

Embora os dados a respeito de sua infância e juventude sejam muito poucos, sabe-se que Tácito casou em 78 d.C. com uma filha do general romano Caio Júlio Agrícola.

Tácito realizou ampla carreira jurídica em 81 e chegou a ser magistrado criminal. Um pouco mais tarde, em 88, devido à sua experiência tornou-se magistrado que administrava a justiça e em 97, cônsul (magistrado supremo).

Seus dotes oratórios como jurista foram várias vezes reconhecidos, mas foi como historiador que Tácito alcançou a fama. Entre os anos 100 e 117, escreveu os "Anais", onde relatou a história dos imperadores romanos desde Tibério até a morte de Nero. Nas "Histórias", redigidas entre 100 e 110, recriou o período seguinte, que vai até o reinado de Domiciano Além dessas duas obras monumentais, Tácito escreveu a "Germânia" (em que trata da vida e da cultura dos povos germânicos). Como escritor, seu estilo combinava a clareza à eloquência e concisão.

Acervo: 25 frases e pensamentos de Tácito.

Frases e Pensamentos de Tácito

Os homens apressam-se mais a retribuir um dano do que um benefício, porque a gratidão é um peso, e a vingança, um prazer.

A sinceridade e a generosidade se não forem temperadas com moderação conduzem infalivelmente à ruína.

Os chefes são líderes mais através do exemplo do que através do poder.

Os aduladores são a pior espécie de inimigos.

Rara felicidade deste tempo, onde é permitido pensar o que se quiser e dizer o que se pensa.