Ramalho Ortigão

Encontrados 17 pensamentos de Ramalho Ortigão

Não, a vida não é uma festa permanente e imóvel, é uma evolução constante e rude.

O papel do marido atraiçoado continuará a ser ridículo até o dia em que a sociedade reconhecer que a honra é uma propriedade como qualquer outra, e que, roubado esse património, o desprezo, como punição do delito, deve cair não no que sofre, mas sim no que perpetrou o roubo.

O casamento é a identificação de duas pessoas imperfeitas num indivíduo completo.

O modo mais eficaz de seres útil à tua pátria é educares o teu filho.

O amor veemente, o amor apaixonado, por mais perfeito que o queiram pintar, tem sempre intercadências de desalento e de tédio que assassinam a felicidade.

O "tête-à-tête" da verdadeira amizade só existe entre um homem e uma mulher. A mulher é o amigo natural do homem. Dois homens raramente se estimam verdadeiramente.

O celibato é uma amputação nas forças e nas faculdades do homem.

A arte é a eterna desinfectante de toda a podridão em que toca.

O amor é um estado essencialmente transitório. É como uma enfermidade. Tem a sua fase de incubação, o seu período agudo, a sua declinação e a sua convalescença. É um fato reconhecido e ratificado por todos os fisiologistas das paixões.

Sem a alegria, a humanidade não compreende a simpatia nem o amor.

O pior dos maridos é o marido enfastiado.

Inserida por AdagioseAforismos

Ninguém é grande nem pequeno neste mundo pela vida que leva, pomposa ou obscura. A categoria em que temos de classificar a importância dos homens deduz-se do valor dos actos que eles praticam, das ideias que difundem e dos sentimentos que comunicam aos seus semelhantes.

Inserida por pensador

O homem sem educação, por mais alto que o coloquem, fica sempre um subalterno.

Inserida por pensador

Inocência, na acepção em que tomamos a palavra, quer dizer ignorância do que é impuro. Quem cora ao ouvir uma imprudência, claro é que distingue, e quem distingue duas coisas conhece-as ambas.

Inserida por pensador

As literaturas são os registos condensados do pensamento público. Os grandes livros não se produzem senão quando as grandes ideias agitam o mundo, quando os povos praticam os grandes feitos, quando os poetas recebem da sociedade as grandes comoções.

Inserida por pensador

Eu creio tanto na influência dos maus jantares como no das más companhias na índole dos indivíduos, e adoto para mim esta sentença: "Diz-me o que comes e eu dir-te-ei as manhas que tens."

Três simples qualidades bastam para tornar qualquer senhora perfeitamente delicada e distinta: a simplicidade, a bondade, a modéstia.

Inserida por LEandRO_ALissON