Benito Mussolini

1 - 25 do total de 26 pensamentos de Benito Mussolini

Não se pode colocar todos no mesmo nível. A igualdade é anti-natural e anti-histórica.

Quem não está pronto a morrer pela sua fé, não é digno de professá-la.

Nus à meta.

A poltrona e as pantufas são as ruínas do homem.

Somente obedecendo, somente tendo o orgulho humilde, mas sagrado, de obedecer, é que se conquista então o direito de comandar.

Somente um país inferior, ordinário, insignificante, pode ser democrático. Um povo forte e heroico tende para a aristocracia.

Eu sempre achei mais fácil convencer uma grande massa do que uma só pessoa.

Em determinados momentos, as palavras podem ser fatos.

É preciso impor a si mesmo algumas metas para se ter a coragem de alcançá-las.

um minuto no campo de batalha vale por uma vida inteira de paz

É melhor viver um dia como leão do que cem anos como cordeiro.

Benito Mussolini

Nota: Adaptação da frase de Tipu Sultan.

Quem quer governar deve aprender a dizer não.

Se eu progredir, segue-me, se eu morrer, vinga-me, se eu recuar, mata-me...

Tudo no Estado, nada contra o Estado, e nada fora do Estado.

A verdade é que os homens estão cansados de liberdade.

Os meios justificam os fins

Contrária ao individualismo, a concepção fascista é voltada para o Estado, e é para o indivíduo, na medida em que ele concorde com o Estado... Ela - a posição fascista- se opõe ao liberalismo clássico, que surgiu como uma reação contrária ao absolutismo e esgotou a sua função histórica quando o Estado tornou-se a expressão da consciência e da vontade do Povo.
O liberalismo negou ao Estado em nome do indivíduo;
O fascismo reafirma os direitos do Estado, como expressão da verdadeira realidade do indivíduo ... neste sentido fascismo é totalitário. .. o Estado fascista é a forma maior e mais poderoso de personalidade, é uma força, mas uma força espiritual, que assume todas as formas da vida moral e intelectual do homem, portanto, não pode limitar-se simplesmente para as funções de ordem e supervisão como liberalismo propõe.

"A concepção Fascista da vida sublinha a importância do Estado e aceita o indivíduo somente enquanto os seus interesses coincidam com aqueles do Estado, que luta pela consciência e pelo universal, a vontade do homem como ente histórico. É contrário ao liberalismo clássico, que surgiu como reação ao absolutismo e exauriu sua função histórica no momento em que o Estado se tornou a expressão da consciência e da vontade do povo. O liberalismo negou o Estado em nome do indivíduo, o Fascismo o reassegura".

Alguns ainda nos perguntam: o que vocês querem? Respondemos com três palavras que resumem nosso programa todo. Aqui estão elas: Itália, República, Socialização… Socialização não é nada mais que a implantação do socialismo italiano.

Benito Mussolini
NORLING, Erik. Revolutionary Fascism (2011).

Nota: Trecho de discurso dado a um grupo de fascistas veteranos de Milão, em outubro de 1944.

...Mais

Admitindo que o século XIX tenha sido o do socialismo, do liberalismo, da democracia, não equivale a dizer que o século XX também deve ser o do socialismo, do liberalismo, da democracia. As doutrinas políticas passam, os povos ficam. Pode pensar-se que o século XX é o século da autoridade, o século das direitas, o século fascista; se o século XIX foi o século do indivíduo (liberalismo significa individualismo) pode pensar-se que este é o século do coletivo e, portanto, do Estado.

É humilhante permanecer com as mãos dobradas enquanto outros escrevem a história. Pouco importa quem ganha.

Trate seu povo como trata a uma mulher.

Minhas palavras vêm depois dos fatos.

⁠Se o liberalismo equivale a individualismo, o fascismo equivale a governo.

Inserida por ViniOliveira

⁠Raça é um sentimento, não uma realidade: 95%, pelo menos, é um sentimento. Nada me fará acreditar que raças biologicamente puras podem existir hoje. O orgulho nacional não precisa do delírio racial.