Alexis Carrel

Encontrados 13 pensamentos de Alexis Carrel

A única maneira de aumentar a inteligência dos sábios seria diminuir o seu número.

Todos os grandes homens são dotados de intuição: um verdadeiro chefe não necessita de testes psicológicos nem de informações para escolher os seus colaboradores.

A inteligência é quase inútil para quem não tem mais nada.

O homem não pode fazer-se sem sofrer, pois é ao mesmo tempo o mármore o escultor.

A vida esguicha como uma fonte para aqueles que perfuram a rocha da inércia.

O homem tem necessidade de Deus como tem necessidade de água e oxigénio.

Só o amor é capaz de criar nas sociedades humanas a ordem que o instinto estabeleceu há milhares de anos no mundo das formigas e das abelhas.

A obrigação de vocês é dar o máximo nos estudos profanos: fisica, química, filosofia, matemática, etc., mas ao mesmo tempo adquirir e manter uma ciência religiosa proporcional à ciência humana. Sem o que, uma coisa matará a outra: a filosofia, a filologia e a física de vocês arruinarão a fé.

Doce Virgem, socorro dos infelizes que vos invocam humildemente, guardai-me. Eu creio em vós. Respondestes à minha dúvida com um milagre esmagador. Não sei compreendê-lo, e duvido ainda. Meu maior desejo, porém, a finalidade última de minhas aspirações, é crer.

'O homem tem vergonha de rezar' - diz Nietzsche. Na realidade êle tem tanta vergonha de rezar como de beber ou de respirar. O homem tem necessidade de Deus, como tem necessidade de água e de oxigênio.

Que cada minuto de minha vida seja consagrado ao vosso serviço, Senhor. Na escuridão em que tropeço, procuro-Vos sem cessar.

Inserida por JAMIGO

Ó meu Deus, quanto lastimo não ter compreendido nada da vida, e ter tentado compreender coisas que é inútil querer compreender.

Inserida por JAMIGO

“... nossa forma representa nossos hábitos fisiológicos e até nossos pensamentos habituais... A forma do rosto, a da boca, das pálpebras, e todos os outros traços da fisionomia são determinados pelo estado habitual dos músculos planos, que se movem entre as camadas gordurosas que se localizam debaixo da pele. O estado desses músculos vem do estado de nossos pensamentos... Sem que o saibamos, nosso rosto, pouco a pouco, vai se modelando de acordo com nosso estado de consciência. E com o progresso da idade, torna-se a imagem cada vez mais exata dos sentimentos, dos apetites, das aspirações de todo o ser...”
(Alexis Carrel in “O homem, este desconhecido”)